Descubra os bastidores e os segredinhos do processo criativo do primeiro livro infantil que tive o prazer de diagramar e ilustrar.
Recentemente, publiquei no meu portfólio e nas minhas redes sociais um trabalho muito especial: o desenvolvimento das ilustrações que contam a história do livro infantil “The Girl Who Speaks”, o primeiro livro que tive o prazer de diagramar e ilustrar.
Esse livro tem um toque especial, pois toda a narrativa é feita na visão de Adeline, uma linda menina que possui Mutismo Seletivo, uma condição que atrapalha o desenvolvimento da fala. A história vai ilustrar como ela vence seus medos e coloca sua voz no mundo.
Esse foi um trabalho realizado diretamente com a autora do livro, a mãe da menina. Entao, o processo contou com muita liberdade criativa, mas também com alguns obstáculos. Nesse post quero compartilhar com vocês um pouco mais sobre essa experiencia trazendo mais detalhes desse lindo projeto.
Como surgiu o convite de ilustrar um livro infantil?
Diferentes de muitos livros realizados por editoras, esse livro eu produzi diretamente com a autora, que reside nos Estados Unidos, e me encontrou através de uma plataforma freelancer.
Inicialmente, ela estava procurando uma capa de livro, trabalho que já estou super acostumada a desenvolver, e então, após gostar muito do meu estilo de desenho, ela convidou para ilustrar o livro completo. Teríamos 2 meses para trabalhar nisso e um orçamento um pouco limitado com impressão feita sob demanda pela “Barnes & Noble Press”.
Atualmente, eu estudo desenho, mas nunca havia feito um livro completo. Mas como uma artista que ama novos desafios que sou, logo topei e fui planejar como eu iria trabalhar nesse projeto.
O processo criativo para ilustrar um livro infantil
O processo criativo para ilustrar um livro infantil completo, pode ser um pouco desafiador. Mas seguindo as etapas e confiando muito no processo, no final dá tudo certo e é muito gostoso de fazer, assim como todo projeto de ilustração editorial. Vou te contar um pouco de cada uma dessas etapas.
Desenvolvimento da personagem principal
Dividi o processo criativo em algumas etapas. Inicialmente, fui estudar e desenvolver a personagem principal. Esse foi o primeiro grande desafio, pois a família em questão que eu iria ilustrar, é de descendência asiática, então, algumas particularidades no desenho seria necessário. Comecei com alguns estudos de pose e expressão e fui aprovando com a autora.
Esboço e planejamento das cenas
A autora preferiu descrever para mim as cenas para cada trecho da história. Historia essa que foi escrita por Adeline a próprio punho, mas já vou falar isso nos próximos parágrafos. Então, trabalhei de forma sequencial nesses esboços e fui aprovando antes de ir para a etapa de pintura. Como eu também iria cuidar da diagramação, defini que o livro todo seria com páginas simples, para facilitar o processo de impressão sob demanda.
Finalização e pintura
Após ter todos os esboços aprovados, fui para o estudo de cores, e a partir daí, iniciei o processo de pintura das ilustrações. Esse é um processo super gostoso de fazer, pois até chegar nele, você já tem uma boa noção de como vai ficar o livro completo, e é a parte que eu mais gosto de trabalhar também.
Diagramação, capa e entrega
Após finalizar as pinturas, fui para a criação da capa, que como tínhamos pouquíssimo tempo, resolvi trabalhar com algumas ilustrações que já estavam prontas, além de um lettering exclusivo, que é a minha maior especialidade.
Por fim, a diagramação e a finalização. Como citei anteriormente, toda a história do livro é escrita a próprio punho por Adeline. Sua mãe, digitalizou essas escritas e me enviou para que eu encaixasse na diagramação. Muito único, né? Por isso ela é considerada a co-autora da história.
Onde encontrar o livro
Como expliquei anteriormente, essa é uma publicação internacional, e está sendo vendida pelo site da Barnes & Noble Press, e o conteúdo é todo inglês. Infelizmente esse é o único lançamento por enquanto, mas deixarei o link de qualquer forma para quem quiser conhecer.
Acompanhe essa e outras aventuras criativas
Espero que você tenha gostado e saber um pouquinho mais do desenvolvimento das ilustrações do meu primeiro livro infantil. Esse é um mercado na qual sou apaixonada e espero muito ter novas oportunidades em breve.
Caso você precise de algum artista e designer para ilustrar e diagramar o seu próximo livro infantil, não hesite em entrar em contato comigo pelo email contato@syproduce.com.br. Será um prazer entrar com você nesse projeto.
Além disso, te convido para acompanhar os meus outros trabalhos por aqui, e pelo meu Instagram também @syproduce. Um abraço e até a próxima!
Que demais essa experiência!!! Muito legal ver o processo e seu trabalho ficou lindo! Parabéns ❤️