Uma das coisas mais bacanas da arte do lettering, é poder utilizá-lo em diversas ocasiões, aplicando essa arte, seja em produtos ou experiências. E hoje, vamos falar um pouco sobre um trabalho muito interessante entregue por nós, um projeto de lettering em ação corporativa.
O cliente em questão foi um cliente global, a Zurich Seguros. O lettering foi uma das peças-chave para uma ação que ia acontecer na sede da empresa, em São Paulo, para a semana do cliente, no mês de setembro. Vem saber um pouco mais desse trabalho tão diferente e especial.
Criando experiências entre os colaboradores utilizando o Lettering em ação corporativa
A versatilidade do lettering impressiona, e para esse trabalho, ele se encaixou perfeitamente para trazer uma proximidade maior entre os colaboradores e a empresa na dinâmica que iria acontecer entre os funcionários.
Quanto se trata de construir um bom relacionamento com os clientes, o feedback, é algo valioso que pode ajudar as empresas a guiarem suas estratégias e fazer otimizações de forma mais certeira. Os feedbacks foram os protagonistas nesse trabalho de lettering.
Como surgiu a oportunidade e demanda da Zurich Seguros
A agência responsável por esse setor da Zurich Seguros dessa vez foi a Alternativa F. Eles me procuraram para trabalhar na demanda dessa dinâmica que iria acontecer na empresa. A dinâmica dessa ação corporativa consistia em confeccionar 30 lousas que estavam espalhadas no escritório sem muita utilidade, a princípio.
Essas lousas foram estampadas com os feedbacks que os clientes e parceiros da Zurich enviaram para a ação da semana do cliente. Com as lousas prontas, uma dinâmica iria acontecer entre todos, onde o feedback mais legal e mais escolhido pelas pessoas, seria premiado.
O Lettering em ação corporativa para gerar conexão
A ideia foi simplesmente genial, pois com o lettering estampado nas lousas, com as cores e na proposta da marca, foi muito mais fácil de chamar a atenção da equipe e incentivá-los na dinâmica, além de trazer ainda mais valor no feedback dos clientes, que foram transformados em verdadeiras obras de arte.
O Processo Criativo: 30 lousas com 30 frases únicas feitas ao vivo
Agora, vou contar um pouco mais para vocês de como foi o processo de criação dessas lousas, trazendo um pouco mais de bastidores do trabalho. Vem entender um pouco mais de como tudo foi feito, quais materiais foram usados e os principais desafios.
Alinhamento com o cliente
O primeiro passo foi alinhar tudo com o cliente. Como havia frases muito curtas e frases muito longas, optei por fazer um modelo prévio de cada frase, alinhando com o cliente como ficaria à disposição das palavras e quais cores poderiam ser utilizadas.
O cliente informou que a ideia era apagar as frases posteriormente, pois as lousas são utilizadas exatamente para isso, para ações pontuais e descompressão entre os funcionários da empresa.
Escolha dos materiais e estilo de letra
Como precisávamos de marcadores que durassem alguns dias, mas que também fossem removíveis com o tempo, optei por utilizar marcadores a base de água. Garantindo uma boa fixação, mas removível. Além de ser uma ferramenta mais fácil de trabalhar.
As letras escolhidas, foram estilos de letras mais comuns, variando entre letras blocadas e letras cursivas. Pela quantidade de lousas que precisavam ser feitas no dia, o layout precisava ser simples e legível.
Além disso, não foi possível fazer bons esboços por conta da superfície lisa da lousa e também por termos recebidos as frases um dia antes do dia da ação. Entao, optamos por utilizar fitas adesivas para nos auxiliar com as linhas, lápis grafite, e marcadores de espessura mais fina para fazer os esboços. Mas fora isso, foi tudo feito a mão livre mesmo, um baita desafio!
Trabalhando em parceria com outra artista
Essa foi a primeira vez que fiz um trabalho em parceria com outra artista de lettering e foi uma experiência muito legal. A Suelen Olliveira foi quem me acompanhou nesse dia, e sua ajuda foi essencial para terminarmos o projeto dentro do prazo estabelecido.
Desafios logísticos: tempo e execução
O tempo foi com certeza o maior desafio desse projeto. Tínhamos uma quantidade grande de lousas para serem confeccionadas no escritório, e estávamos somente em duas artistas. Mas com muito foco e trabalho em equipe, conseguimos finalizar. Chegamos no escritório bem cedo e saímos só a noite. Foram tranquilamente pelo menos 10 horas de trabalho.
O resultado e a reação dos clientes e da equipe
Enquanto estávamos finalizando as lousas, já era possível ver a reação e curiosidade dos funcionários pelas mensagens que eram confeccionadas para a semana do cliente. Isso gera maior conexão e orgulho em pertencer. O que poderia ser um simples papel escrito, se tornou algo grandioso e impactante no escritório para todos verem.
Como o lettering pode ser uma ferramenta estratégica para marcas
Fica evidente como o lettering, a ilustração, e todo o trabalho criativo podem ser aliados para uma estratégia de marca impactante e bem feita. Imagina ter a liberdade para desenhar qualquer coisa que seja compatível com os atributos da marca?
Hoje vivemos em um mundo acelerado, onde a diferenciação acaba sendo difícil de encontrar, e acoes como essa, reforçam o papel da arte nesses desafios. Muito mais do que trazer entretenimento e bem-estar, a arte pode ser usada também de forma estratégica.
Está em busca de um projeto criativo e personalizado? Entre em contato e compartilhe sua necessidade. Com as estratégias e técnicas artísticas adequadas, podemos agregar valor ao seu negócio e destacar sua marca. Ficamos felizes por você acompanhar este projeto desafiador e inspirador!
Comments